10 julho 2011

Devaneios: Unicidade


Agora que estou oficialmente de férias, tenho tido mais tempo para pensar.
Depois de muitas conversas com amigos... depois de ler muito... Essa semana ainda tive momentos de divã, terapia, análise, filosofia, psicologia, enfim, pensamentos sobre a vida, com as primas.
E tive alguns momentos meus de epifania.
E depois de toda essa conversa "louca", tinha que descarregar de alguma forma né... Na semana, eu, minha irmã, e meus primos (as) dançamos Michael Jackson, axé, bellydance, forró e outros estilinhos... Até um tio meu entrou na brincadeira, e gerou boas risadas! Foi muito divertido... e inusitado, para uma segunda-feira friiiiaaa de inverno.
Bom, liberei muita energia dançando e isso me fez muito bem. Às vezes é necessário. Aí, vem aquela euforia depois... mas dormi sossegada, a noite inteirinha. Hehehe
E claro que tinha que descarregar por aqui também. Colocar os pensamentos mais "profundos" para fora me ajudam um bocado, viu.
Refletindo as discussões com as amigas e primas, e muitas outras coisas que eu já havia lido/visto/escutado por aí, juntou um monte de coisa que eu pensava também, e cá estamos.
Por que queremos ser "únicos"?
De onde vem a vontade, no ser humano, de se diferenciar? Ou a aversão a isso? Onde surge?
Confesso que permeio tanto a vontade quanto a aversão. E acho que é assim para várias outras pessoas.
A gente quer ser diferente, mas não tanto. Comecei a esboçar essa idéia no post "Especial".
Quer ser a pessoa que seu(sua) companheiro(a) mais amou e vai amar na vida. Quer ser a pessoa com quem seu(sua) melhor amigo(a) vai confiar e contar sempre. Quer ser, de certa forma, exclusivo.


Mas se muitas pessoas querem isso, então você não está sendo o diferente, mas se igualando a todas. Não?
Há aquela frase que diz, mais ou menos, que "Vocês riem de mim por eu ser diferente de vocês. Pois eu rio de vocês por serem todos iguais!". E faz sentido.
Uma prima minha diz que não é deste planeta. E de fato!
Sou adepta da máxima "Normal é ser diferente!".
Mas até que ponto? Até que ponto se é normal? Ou se é diferente? Até que ponto se é deste planeta?
(...)
Ou se está inserido ou excluído, são as duas únicas opções?
Me poupe.
Não gosto da palavra "normal". Sempre há margem para estereotipagens caricatas, de todos os tipos, e isso em nada me agrada.


Então, o ponto aqui é ser "único", sem ser aquele que busca a tal da unicidade compartilhada, aquela que todos buscam... Mas como?
Não, não trago aqui um tratado sobre o assunto, ou um manual, ou regrinhas, ou um passo-a-passo... Não faço a menor idéia de como alcançar isso.
Há que se tentar... Todos os dias.

Já dizia o Chorão: "Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida"!
O melhor jeito, eu diria.
Enfim... é fato que todos possuem personalidades, gostos particulares em todos os âmbitos da vida, estilos próprios... E claro que muitas dessas coisas encontram identidades compartilhadas pelo mundo afora. Mas há sempre alguma coisinha que é só sua, que é intrínseca, que sempre esteve e sempre estará em você, não importa o que você faça.
E isso é seu! As demais pessoas não precisam saber o que é isso, não precisam conhecer isso para saber o quão único você é.
Há um quartinho secreto dentro de cada um de nós, um lugarzinho particular, que você não deve deixar ninguém entrar!
Temos necessidades humanas de sermos únicos... mas, antes de ser único para os outros, seja único para você mesmo. Por isso, guarde esse cantinho para você (e somente você) visitar sempre que precisar.
Em nosso íntimo somos únicos. Ao menos para nós mesmos. E isso já vale.
E para Papai do Céu também somos únicos s2
Ele não nos criou para sermos idênticos uns aos outros, muito pelo contrário: se somos, todos, de tamanhos, cores, raças, estilos, criações, culturas diferentes... porque acreditar que "devemos" ser iguais?
Viva a sua unicidade, hoje e sempre!

Aliás, segue abaixo uma Carta ao Jovem (da Mocidade "Viva em Cristo"):
Nossas Diferenças
Não faço dois iguais; vamos celebrar o único.

"Meu único,
Não existe, e nem vai existir, alguém como você! Eu fiz cada pessoa única e especial. Quão chato seria se todos fossem iguais. Eu preenchi meu mundo com pessoas de várias cores, vários tamanhos e estilos.
Algumas pessoas irão lhe dizer que você precisa se encaixar, se adequar à moda de um grupo ou outro. Elas podem estimulá-lo a desistir de sua individualidade usando as mesmas roupas ou arrumando o seu cabelo da mesma forma. Alguns ainda podem encorajar você a realizar procedimentos dolorosos para moldar-se naquilo que eles consideram a “perfeita” imagem. Mas isso não é o que eu desejava. Não mesmo! Minha forma de medir beleza não é a do mundo. Eu olho o seu coração.
Então se regozije nas diferenças! Seja grato por seu único. Tente ver os outros pelos meus olhos e enxergar o interior das pessoas, vendo além das aparências.
Para sempre seu,
O Criativo Criador"

“Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus.” (Mt 5.48)

Acho que, depois dessa, fica bem claro que essa busca desenfreada pela aceitação geral, essa busca que algumas pessoas sentem em estar incluídas, e nisso vai desde padrões de beleza a mudanças drásticas de comportamento, não passa de uma grande bobagem. Superficial.
Aceite-se!
E quando vierem dias cinzentos, quando chover dentro de você, quando parecer que o mundo te obriga a se acomodar, quadradinho, dentro das normas e padrões, olhe suas mãos, suas digitais, e lembre-se: você não é igual! Ainda bem.

"Quanto vale o amor?
Quanto vale então fazer das tripas coração?
 
Quanto vale a dor?
Quanto vale a culpa e um pouquinho de atenção?"

Até a próxima,
Beijo beijo,
Bui Spinelli

P.S.: Para ver as imagens em tamanho maior, basta clicar nelas.

Créditos das fotos: Todas Divulgação (Oráculo Google)
Créditos das montagens: Mon coeur en flammes

Nenhum comentário:

Postar um comentário