09 dezembro 2011

Recomendo: A Ladeira da Saudade


Um dos livros preferidos de mamãe, “A Ladeira da Saudade” do Ganymédes José descreve com riqueza de detalhes a mineira Ouro Preto.
Além dos aspectos da cidade, com suas igrejas e ladeiras, o livro conta a história de Marília, que viaja para Ouro Preto a sugestão de seu pai; lá fica na casa de sua Tia Ninota, e faz muitas amizades, incluindo um rapaz que mexe com seus sentimentos.
Os momentos da história que descrevem os pensamentos e sentimentos de Marília, bem como os diálogos e seu diário são os pontos altos, em minha opinião, muito mais do que a descrição da cidade, das ruas, ladeiras, igrejas, praças e afins, que em alguns momentos se faz extensa e cansativa. Mas, para quem curte descrição e consegue imaginar com clareza o que é descrito, vai se dar muito bem com este livro. E, em minha opinião, os “pontos altos” que mencionei são pouco explorados. A impressão que tenho é que o autor se preocupou mais com a descrição de Ouro Preto do que com o desenrolar da história que se passou por ali.
O livro é pequeno, a leitura é tranqüila e desenvolta, trazendo até alguns poemas e um jovem amor puro e divertido. O exemplar que eu li é da Mamãe e é meio antiguinho, portanto tinhas as páginas amareladas e o típico cheiro de livro antigo que vêm com o tempo e me faz refletir sobre o tempo em si, sobre a história, as passagens e vivências. É incrível. Vale a leitura.


Até a próxima,
Beijo beijo
Bui Spinelli

P.S.: Para ver as imagens em tamanho maior, basta clicar nelas.


Créditos das imagens: Todas Divulgação (Oráculo Google)
Crédito das montagens: Mon coeur en flammes

Nenhum comentário:

Postar um comentário