09 julho 2012

Recomendo: Emma


Ah, que livro gracinha! Tinha que ser Jane Austen, né.
“Emma” conta a história de Emma Woodhouse, uma jovem moça bem nascida e bem criada, muito bem quista por todos aqueles que a rodeiam, que vive com o pai em Highbury. Tem em altíssima estima a querida Miss Taylor, a responsável por sua criação e por criar sua irmã, Isabella, pois perderam a mãe muito cedo. Isabella casou-se com o firme John Knightley, e Miss Taylor, que também se casa, passou a ser Sra. Weston.
Emma é bonita, feliz e realizada tendo seus amigos, suas tarefas e levando sua vida de modo sossegado e, por isso, acha que não precisa e, de fato, não quer um casamento. Ao invés de realizá-la, um casamento só aborreceria seu pai e tiraria sua própria liberdade.
Mas nada a impede de tentar resolver a vida afetiva dos outros.
Tido por muitos como a melhor obra de Jane Austen, “Emma” é encantador, e nada avassalador. Um livro lindo, com uma história delicada, personagens perfeitamente reais, e reviravoltas impressionantes. Além, é claro, das excelentes descrições do caráter das personagens.
De início é aquela coisa da ambientação do leitor: enquanto você não se acostuma com os personagens e suas inter-relações, o livro pode ser um pouco cansativo. Mas depois que a historia começa a se desenrolar, não dá para largar! Principalmente quando chega o ápice da história, em que segredos são postos à prova, revelações vêm à tona, e a força do amor é testada! Maravilhoso! Obrigada, Pam, por me presentear com essa obra tão fofa! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário