02 fevereiro 2012

Diário de Bordo - Bahia: 9º dia


Dia de Pamonhada na roça!!!
Acordar às 7 a.m. para ir para a roça.
Café da manhã tomado, protetor solar passado, partiu!
Fomos fazendo Cruzadinhas pelo caminho, o que distraiu que nem senti a distância, e mal vi a paisagem (eu estava com o livrinho).
Pois muito que bem, chegando lá, depois de ver quem já estava lá, saímos para uma caminhada eu, a Carol e a Duda.

Quando já estávamos voltando, meu exibido primo Luiz soltou os cachorros, e foi embora. Ficamos ilhadas, até que nossos salvadores apareceram: meu pai e meu tio.
Já em casa, “a salvo” rsrs, dançamos e cantamos, ao som do celular da Ete, eu e as moçoilas (Line, Carol, Ete e Duda).
Então começou a Pamonhada! Yes!
As tias já estavam descabelando os milhos (já sem palha), meu Tio começou a cortá-los, e meu pai foi para o moinho manual. A Line, eu e a Ete alimentamos o moinho, e eu despejei a “papa” de grãos de milho moídos no tacho, onde minha Madrinha peneirou tudo sozinha.
Almoçamos, e depois do almoço,eu, a Line e a Carol cuidamos da louça (:S), e não era pouca (não acabava nunca), então puxamos um ronco, nós três e a Duda.
Pamonha “temperada” e amarrada com as palhas pela Madrinha e pela Tia Maria, foi cozida no fogão a lenha e, finalmente, degustada.
Que delícia de pamonha! E que delícia de dia!!!
Família, farra, comida, paisagem verdinha, e muito sossego.
Voltei com Papyto, Vovó, Vovô, Madrinha e Duda. Papeamos, e banhei, jantei e dormi desmaiei.

Até mais,
Bui Spinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário