Mais um romance espírita, “Nada é como parece”, de Marcelo Cezar, ditado pelo espírito Marco Aurélio, é um livro bem intenso, descrito de maneira que cada passagem fica registrada na mente como cenas de um filme.
Além da leitura descomplicada, embora a história se passe na Antiga São Paulo de casarões, advogados, médicos, e tradicionais famílias ricas, o linguajar é tranqüilo, e os ensinamentos, impagáveis.
É o primeiro livro que leio que é da biblioteca do Centro Espírita, e gostei bastante.
Confesso que algumas partes me chocaram, mas faz parte, né.
De maneira geral, o livro sintetiza com maestria o tema central, também título da obra: Nada é como parece. Uma passagem do livro afirma isso, completando com “a vida nos prega verdadeiras surpresas”. De fato.
A minha passagem preferida é do fechamento na primeira vez que alguns dos personagens vão ao Centro Espírita, e o orador em questão diz algo como: Não são as outras pessoas que os magoam, são vocês que dão importância demais para o que os outros dizem. Caiu como uma luva para mim, e um verdadeiro tapa na cara também. Fora que, se não criássemos expectativas demais com as pessoas ao redor, não nos decepcionaríamos tanto. Mas, como?
Fica a mensagem.
Reflita!
Bjins,
Bui Spinelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário